top of page

Energia solar: Processo de captação e conversão de energia

Atualizado: 16 de set. de 2021

É fato que a energia solar continua a expandir mercado no país. Em 2020, apesar da pandemia, o setor de energia fotovoltaica cresceu 58%. As estatísticas, para 2021, se mostram ainda melhores, com perspectiva de 70% de aumento, comparado ao ano anterior, segundo a ABSOLAR - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica.


O Rio Grande do Sul se destaca como o 3º no ranking nacional. Em janeiro de 2020, o estado tinha capacidade de produção equivalente a 226MW, e no final de dezembro chegou ao marco de 546MW, conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).



Essa expansão abrange desde o setor residencial, as indústrias, comércios, empresas, zonas e produtores rurais, assim como prédios públicos.


Outro fator que proporcionou o aumento da energia solar no estado, são os financiamentos. Os bancos criaram condições favoráveis, com maior número de parcelas. A garantia de até 25 anos dos equipamentos, e sua manutenção, como no caso da Rede Brasil Solar, vem atraindo um grande número de consumidores.


Como funciona a captação de energia solar?


O processo é muito simples. As placas de energia fotovoltaica absorvem a luz do sol, e através de um inversor, o transforma em energia elétrica.


A instalação não exige grandes alterações na rede de energia, o que aumenta o interesse do consumidor. O Brasil, se destaca nesse meio, por ter alta captação de energia fotovoltaica, o lugar com menor captação de luz no país, consegue ser maior que a geração da Alemanha, em seu local de maior potencial.



O Brasil, por apresentar uma irradiação média anual que varia entre 1.200 e 2.400 kWh/m2/ano (SOLARGIS, 2020), bem acima da média da Europa, tem todo o potencial necessário para se tornar uma potência no setor fotovoltaico.


No início de dezembro de 2020, a Aneel autorizou um reajuste nas tarifas de energia, cobrando, a partir do dia 1°, o valor a partir da bandeira vermelha de patamar 2. Essas mudanças na fatura, no entanto, não se tornam uma preocupação para quem tem um sistema de energia fotovoltaica.


Quer saber mais sobre energia solar? Converse com a Rede Solar Brasil, e peça um orçamento, clicando aqui.



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page